Re: [shell-script-pt] Localizar arquivos e substituir

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script-pt] Localizar arquivos e substituir
Date: Mon, 20 Sep 2021 17:25:34 -0300

Gostei da ideia do Alfredo de inverter (rev) e desinverter e vou aproveitar para uma dica não muito conhecida, que faz parte da caixa de ferramentas do sed e portanto tb faz parte do material do meu curso sobre programação Shell. Veja como dá uma simplificada:

$ ArqInv=$(rev <<< $Arq)
$ ArqNovo=$(sed 's/\./_/2g' <<< $ArqInv | rev)

O macete a que me refiro é o 2g, que significa a partir do 2º, global. Veja:
$ sed 's/a/X/' <<< abracadabra
Xbracadabra
$ sed 's/a/X/2' <<< abracadabra
abrXcadabra
$ sed 's/a/X/3' <<< abracadabra
abracXdabra
$ sed 's/a/X/3g' <<< abracadabra
abracXdXbrX

Abraços,
Julio
» Não tem tempo para fazer um curso presencial?
» Na sua cidade não tem nenhum bom curso de Linux?

Também damos treinamento em sua empresa
em qualquer cidadecom certificado e nota fiscal.