Re: [shell-script-pt] Script para backup/restore de configurações de de

From: Moacir Souza
Subject: Re: [shell-script-pt] Script para backup/restore de configurações de desktop Linux
Date: Thu, 23 Mar 2023 17:30:19 -0300

China, boa tarde,

Acho que a sua demanda é mais um trabalho para um Playbook Ansible que para um Shell script. Não que seja impossível de fazer com o segundo, só que, como o Jorge mencionou, a heterogeneidade do mundo Linux é tão grande que uma coisa dessas beira o impraticável, enquanto que com Ansible você se concentraria em criar algo que replique, a cada nova instalação, a realidade que você quer ter na máquina/ambiente. Se esquecer alguma coisa, incrementa e executa o Playbook de imediato, uma vez que uma das características principais do Ansible é a tentativa de manter a idempotência (Ou seja, mesmo resultado, não importando quantas vezes você execute a tarefa).

Eu mesmo comecei a fazer um treco similar, na tentativa de alcançar exatamente esse seu objetivo, mas acabei abandonando o projeto por falta de tempo e dificuldade para realização dos testes. Mas que dá para fazer, ah, isso dá :)

Atenciosamente,
Moacir Filho a.k.a. Moka