libreplanet-br

Adaptador de Rede WiFi USB que funcione no SliTaz GNU/Linux

From: Marcus
Subject: Adaptador de Rede WiFi USB que funcione no SliTaz GNU/Linux
Date: Fri, 6 Mar 2020 14:31:38 -0300

Olá,

    Há algumas semanas me foi doado um laptop Compaq Presario V2000, e nessa semana estou dando uma manutenção nele para colocá-lo para funcionar e poder utilizá-lo para estudar, mandar e receber e-mails, visitar alguns sites e, talvez, editar alguns arquivos de áudio (ainda não testei o som do computador). Para isso, escolhi usar a distro SliTaz GNU/Linux, por dois principais motivos: ela possui em seus repositórios o kernel GNU/Linux e outros pacotes "libre"; é uma distro pequena, leve e funcional.

    Baixei a última .iso do site oficial (www.slitaz.org), gravei um LiveUSB com o comando DD e iniciei o modo Live no Compaq Presario V2000. A distro não reconheceu a placa de rede interna do computador, embora no Ruindow$ XP que estava instalado nele o WiFi funcionasse normalmente. Tentei seguir alguns passos indicados no fórum do SliTaz (http://forum.slitaz.org) para fazer o WiFi funcionar e não fui bem sucedido. No entanto, lembro de usar essa distro no passado e ela reconhecer a placa de rede wireless de outros computadores sem a necessidade de instalar nenhum pacote, apenas "como veio".

    Assim, gostaria de saber se alguém poderia me indicar uma placa/adaptador de rede wireless USB que funcione sem a necessidade de drivers e firmwares proprietários no GNU/Linux - se por acaso já houver utilizado no SliTaz, melhor ainda. Outro bônus seria se o equipamento for de baixo custo, visto que não possuo muito recurso financeiro para a compra.

    Segue, em anexo, um arquivo com a saída de alguns comandos (lspci; dmesg; lsmod; ifconfig; iwconfig; uname), para o caso de serem úteis de alguma forma nesse meu pedido.

Agradeço a atenção,

Marcus

--
Seja Sincera. Ou morra tentando.