Re: [shell-script] Jogar saida de comando para variavel

From: Clovis Fabricio Costa
Subject: Re: [shell-script] Jogar saida de comando para variavel
Date: Fri, 23 Jun 2000 23:25:43 -0300

Thiago Pimentel wrote:
> Olá amigos,

Oi Thiago!
> Eu tenho uma duvida aqui que deve ser basica, mas nao consegui encontrar a
> solucao em lugar nenhum.

Manda!

> Num ponto do meu script, eu tenho as seguintes linhas:
> if [ $opcao1 = "s" ]; then
>     echo "Checando base de dados instalada. Isto levará alguns minutos...";
>     rpm -qa  | xargs rpm -q --filesbypkg | grep $arq_nome | head -n 1 | awk
> '{print $1}'
> Gostaria de saber como faço para jogar a saída do ultimo comando (a do awk)
> para
> uma variavel de ambiente $PACOTE.

Para isso basta usar a substituição on the fly, isto é, os sinais de
crase (`)
Coloque tudo entre crase que o sistema vai pegar a saida e substituir no
script!

Exemplo:
PACOTE=`rpm -qa  | xargs rpm -q --filesbypkg | grep $arq_nome | head -n
1 | awk '{print $1}'`

Sacou?

> Obrigado,

Nada! Qualquer coisa, tamos ai!