RE: [shell-script] CHDIR

From: Rodolfo Villanova
Subject: RE: [shell-script] CHDIR
Date: Fri, 14 Jul 2000 13:18:33 -0300

Esse tal de comando ponto é novidade pra mim.

Não li nada a respeito desse assunto nos capítulos que enviaste para a lista, Julio.

Aproveitando o ensejo, amigão ... quem sabe ... mais uma amostrinha grátis do teu livro ...
E para evitar novos dissabores, anexo a informação de onde encontrar o Word Viewer...%P

http://freshmeat.net/appindex/1998/05/25/896080118.html
ftp://ftp.suse.com/pub/suse/i386/6.3/suse/ap1/mswordvw.rpm

Quanto à explicação referida, segue a explicação enviada pelo Júlio para a lista (desculpem se aborreço quem já a leu e possui guardada).

Rodolfo

&>< --------------------------------- &>< CORTE AQUI ><& ---------------------------- ><&

Olá Juliano, acho q entendi o teu problema. O teu script esta funcionando perfeitamente.
Experimente fazer:

#!/bin/bash
cd /mnt
pwd

Desta forma, a execução deste script gerará:
/mnt
que te garante q esta blza. O que acontece é q o script rodou em um subshell, este subshell foi para o diretório /mnt e morreu, voltando ao Shell principal, que não está em /mnt. Para entender melhor faça:

bash> echo $$
Receberás o PID do seu Shell principal, caso incluas esta linha no script verás que o PID não é o mesmo.

Falei, falei e não resolvi o teu problema!

É fácil Juliano. Existe o comando . é isso mesmo: . que executa um script (que nem precisa de ter direito de execução) no Shell corrente. Então se fizeres:

. script
Conseguirás o q pretendes.

[]s,
Julio