Re: [shell-script] ALGUEM PODERIA ME DAR UMA AJUDA?????????

From: Henrique Limaverde Cabral de Lima
Subject: Re: [shell-script] ALGUEM PODERIA ME DAR UMA AJUDA?????????
Date: Mon, 12 Feb 2001 10:06:58 -0200 (EDT)

Ola Cristiano,
   complementando a resposta anterior:
   Agora faz sentido redirecionar as duas saidas pois o que o script quer
eh tomar alguma decisao se o usuario estiver logado e nao apenas mostrar
informacao desse usuario. Portanto, o comando:
   if who | grep $1 > dev/null
   then
      echo "Te achei"
   fi
testa se o usuario $1 estah logado (sem mostrar nenhuma saida dos comandos
who e grep" e entao faz o que quiser (no caso imprime uma besteira qq).
   Quanto aas opcoes -u, -g, -k elas testam se o arquivo possui um desses
it de permissao especial ligado. Normalmente, um arquivo possui as
permissoes de Read, Write e eXecute para o dono (User), o grupo (Group) e
para os outros (Others). Assim:
-r--r--r--   1 hl       otimizacao   84997 Jan 22 14:18 filelist.htm
-rw-------   1 hl       otimizacao     164 Nov 16 15:54 urls.txt
-rwxr--r--   1 hl       otimizacao     432 Sep  4 17:35 maiusculo.sh

filelist pode ser lido pelo dono, qualquer do grupo otimizacao e por
qualquer outro usuario. Ninguem pode alteraa-lo e ele nao pode ser
executado.

urls.txt soh pode ser lido pelo dono (hl) e mais ninguem. Eu posso
altera-lo (inclusive apaga-lo) jah que eu tenho permissao de escrita.

minusculo.sh eh um script que soh eu tenho permissao para executa-lo
apesar dos outros poderem le-lo.

Existem outras permissoes que foram incluidas posteriormente e, para nao
criar mais campos, elas sao mostradas no comando ls no lugar do x. Assim:
-r-S------ eh um arquivo que possui o bit SUID ligado mas nao de execucao
-r-s------ eh um arquivo que possui o bit SUID ligado alem do de execucao
----r-S--- eh um arquivo que possui o bit SGID ligado mas nao de execucao
----r-s--- eh um arquivo que possui o bit SGID ligado alem do de execucao
-------r-T eh um arquivo que possui o stick bit ligado mas nao de execucao
-------r-t eh um arquivo que possui o stick bit ligado alem do de execucao

Stick bits soh possuem funcionalidadde em diretorios enquanto que SGID e
SUID em arquivos executaveis.

   Mais informacao sobre permissoes, leia o man dos comandos chmod e ls.
Acho que isso dah :)

   []s

            Henrique Lima