Re: [shell-script] script de backup

From: Julio Neves
Subject: Re: [shell-script] script de backup
Date: Fri, 23 Nov 2001 10:37:11 -0300

Concordo com o que o Daniel escreveu. A empresa na qual sou suporte tem
cerca de 2.000 servidores Unix/Linux espalhados pelo Brasil, e toda a
transferência de dados é feita via ftp.

Para otimizar e dar mais segurança à solução do Daniel, vou dar um pitaco,
que é basicamente perfumaria em cima do que ele propôs.

echo Nome ou IP da máquina remota:
read Maq
echo Nome do usuário em $Maq:
read User
echo Senha de $User em $Maq
trap "" 2 3  # já que esta sem eco, vou deixar "unbreakable"
stty -echo
read Senha
stty echo
trap 2 3
ftp -ivn $Maq > /tmp/ftp$$ 2>&1 << EOF # Estou gerando um log em
/tmp/ftp$$
        user $User $Senha
        bin
        put <nome do arquivo a ser "becapeado">
        bye
EOF

Obs:
1 - Desta forma vc não expõe a senha em um script, além de universalizar o
seu uso;

2 - Foi gerado um log da transação em /tmp/ftp$$ que pode ser analisado
por outro script para verificar se houve erro na transmissão (basta fazer
grep nos códigos de erro que estão sempre no início das linhas geradas
pela opção -v (verbose) do ftp);

3 - O trap 2 3 ignoram o ctrl+c e o ctrl+\. Se estiver sem echo, e o
usuário der um break, provavelmente o suporte vai demorar muito para
descobrir porque nada do que se tecla aparece na tela... ;º(

[ ]s,
Julio Cezar Neves

Favor responder a address@hidden