Existe um "unique" para shell?

From: Rodolfo Villanova
Subject: Existe um "unique" para shell?
Date: Thu, 13 Jun 2002 18:25:17 -0300

Olá, camaradas!

Fiz um script que lê uma palavra chave em um arquivo que retorna uma série de
diretórios
que servirão como origem durante a transmissão de arquivos por ftp para um
servidor de
backup.

Ex:
grep SOURCE_DIR $BKP_ARQ | grep -v ^# | cut -d"=" -f2 | cut -d"#" -f1 > $ARQ_OUT
if [ -s $ARQ_OUT ]; then
        while read -r BKP_DIR RESTO
        do
                cd  $BKP_DIR
                ftp -ivn ...
                if [ $? != 0 ]; then
                        echo "($0) *** BACKUP do >$SISTEMA< nao encerrou com
sucesso em >$BKP_DIR<"
                else
                        echo "($0) *** BACKUP do >$SISTEMA< concluiu com
sucesso!"
                fi
        done < $ARQ_OUT
else
        echo "($0) *** <$ARQ_OUT> está vazio"
fi

A questão é que não quero fazer ftp de um mesmo diretório + de 1x se houver +
de 1
ocorrência do mesmo.
Não estou bem lembrado, mas se não me engano existe um comando do "*n?x" que
realiza um
"unique" das linhas que sejam idênticas n1 mesmo arquivo.

Agradeço de antemão a dica!

Rodolfo Villanova