RES: [shell-script] Comando GREP

From: Julio Cezar Neves - DISB.O
Subject: RES: [shell-script] Comando GREP
Date: Tue, 18 Jun 2002 19:32:17 -0300

Caro Luiz,
Inclua os delitadores da string que vc está pesquisando. Assim se vc estiver
procurando a *palavra* test faça:

fgrep ' test ' dreport.txt

caso a palavra esteja no meio do texto ou:

grep '^test ' dreport.txt

caso esteja no fim, ou ainda

grep ' test$' dreport.txt

Para o final. Para pesquisar test seguido de uma pontuação, faça:

fgrep ' test[.;!?] ' dreport.txt

Ou ainda para misturar diversas opções destas, use o comando egrep (grep -e
em alguns sabores p.ex. AIX) agrupando as opções com parênteses e
separando-as pela barra vertical. Assim:

egrep '(Luiz|Pereira)' nomes

Procura as linhas que contenham as palavras Luiz ou Pereira no arquivo
nomes. Como vc pode ver cada caso é um caso. :^)

[ ]s,
Julio Cezar Neves
-Eu Apoio o Software Livre-

http://www.listasdiscussao.cjb.net