Re: RES: [shell-script] comando test

From: Jose NIEVIADONSKI
Subject: Re: RES: [shell-script] comando test
Date: Mon, 4 Nov 2002 13:07:12 -0300

Grande Julio.

   Vou dar mais um pitaquinho na sua sugestão.

Usar

if grep -q '^LoginName:' /etc/passwd

no lugar de seu if porque:

1) A opção -q do grep somente verifica se o padrão existe nos arquivos,
setando o return code e não mostra nada, podendo-se retirar o
redirecionamento

2) Deve-se colocar o : depois da conta, pois no caso do arquivo /etc/passwd
abaixo, ao procurar-se a conta 'aluno1' o teste indicará que ela existe e
não é o caso.

aluno10:x:119:9292:COnta de aluno01:/home/aluno10/usr/bin/ksh
aluno11:x:119:9292:COnta de aluno01:/home/aluno10/usr/bin/ksh

Abraços a todos da lista

José Augusto Martins Nieviadonski
Analista de Suporte Consultor
HSBC Bank Brasil S.A. - Banco Múltiplo