Bloqueio do acesso

From: Marco Eloy
Subject: Bloqueio do acesso
Date: Wed, 20 Nov 2002 13:11:23 -0300

Hey k´ras
As vezes preciso fazer umas manutenções no meu servidor de aplicação e
preciso garantir que alguns usuários não loguem no sistema. Assim pensei em
fazer um script que localize determinadas linhas no arquivo de
usuários(/etc/passwd) e comente essas linhas para impedir o acesso desses
usuário. O mesmo script, ou outro, deve fazer o inverso. A localização
destas linhas deve ser feita pelo nome do usuário joao, maria, jose, ...)
Hoje tenho que fazer isso na mão, o que convenhamos é um saco. Alguém tem
alguma idéia?

Sds
Marco Antonio Eloy
Analista de Suporte