Re: [shell-script] Comando grep

From: aurelio
Subject: Re: [shell-script] Comando grep
Date: Fri, 21 Mar 2003 09:17:07 -0300 (ART)

oi jose,

 --- Jose NIEVIADONSKI <address@hidden> escreveu: >
> Tenta isso
> grep -e Pedro -e Joao -e Maria teste.txt

também dá pra usar ERs:

  grep 'Pedro\|Joao\|Maria' teste.txt

ou melhor com o egrep:

  egrep 'Pedro|Joao|Maria' teste.txt

> Tenho visto isso muito aqui na lista. Coisas assim
>
> cat blabla | grep ....
> cat blabla | sed ....
> cat blabla | cut ....
> cat blabla | head ....
>
> Se for somente para processar os dados de um ou mais arquivos,
> pode-se colocar os nomes dos arquivos DIRETAMENTE nos comandos
> grep, sed, cut, head, tail, etc.

eu concordo com o josé no internacionalmente famoso "UUOC"
(Useless Use Of Cat), mas em algumas situações é interessante
fazer isso.

o que acontece, pelo menos no meu caso, é que é na linha de comando
que o filtro sed ou a ER do grep evoluem e vão melhorando até
chegar na versão final.

se a linha de comando é

  # cat lixo | sed 's/isso/aquilo/'

e eu preciso adicionar mais um comando no meu sed,
eu volto a linha de comando do histórico e edito o
final dela de maneira fácil, pra ficar:

  # cat lixo | sed 's/isso/aquilo/;s/aqueleoutro/isso/'

se ela fosse

  # sed 's/isso/aquilo/' lixo

eu tenho que mexer no meio do comando pra editar o filtro, o que
demora mais.

e isso também é bom para demonstrar em dois passos e de maneira
visual como ver as diferenças do filtro aplicado:

  # cat arquivo
  # cat arquivo | sed 's/.../...' | sed 's/.../.../'

ou seja, você deixa claro que "anexou" um filtro no final do
comando anterior. isso é mais didático que

  # cat arquivo
  # sed 's/.../...' arquivo | sed 's/.../.../'

na minha opinião.

por isso quando respondo em listas SEMPRE uso cat | sed,
pois é exatamente como eu uso aqui pra fazer os scripts
rápidos nas coxas :)

=====
--
aurelio

Busca Yahoo!
O serviço de busca mais completo da Internet. O que você pensar o Yahoo!
encontra.
http://br.busca.yahoo.com/