enviar email E gravar no log

From: groo
Subject: enviar email E gravar no log
Date: Sat, 10 Jan 2004 12:44:08 -0300

    Abaixo meu scriptzinhos (primogenito, orgulho do papai)

#!/bin/sh
DATA=`date +%c`
/etc/rc.d/rc.postgresql stop
sleep 2
/etc/rc.d/rc.postgresql vacuum
sleep 2
vacuumdb -U postgres -v -z -e -f dtbtransporte
if [ "$?" = "0" ]; then
echo " vacuum ok  em $DATA " >> /var/log/vacuumdb.log
else
echo " vacuum falhou em $DATA  " >> /var/log/vacuumdb.log
fi
/etc/rc.d/rc.postgresql stop
sleep 2
/etc/rc.d/rc.postgresql start
sleep 2
exit

como eu faço pra gravar o " vacuum ok em $DATA " no log e me enviar um email?

[]´s

Eric