Limite do uso de recursos do sistema

From: Rafael Lahm
Subject: Limite do uso de recursos do sistema
Date: Mon, 12 Jan 2004 22:22:37 -0200

Oi pessoal,

Eu estou querendo limitar o uso de alguns recursos do sistema, pensei em usar o comando do bash, ulimit. Com este comando eu poço limitar o tempo de cpu de um processo, a quantidade de memória, número de processos criados à partir dele, o número de arquivos abertos e uma série de outras opções. Mas este comando só pode limitar os recursos dos processos criados a partir dele. Mas no caso dos scripts de inicialização do sistema, onde o processo pai é o "#!/bin/sh" e o mesmo é morto após o termino do script, os filhos dele passam a ter como processo pai o init. Como irão ficar das limitações neste caso? Alguém conhece um jeito mais prático para usar está aplicação ou programa mais eficiente que gerêncie os recurços do sistema de uma forma melhor?

Valeu
Rafael Lahm