tamanho com printf

From: Luiz Roberto Ferreira - Operacoes de TI - Editora Globo
Subject: tamanho com printf
Date: Tue, 27 Jan 2004 14:53:19 -0300

Colegas,

Sempre utilizo a função printf no awk, porém estou com dificuldade em fixar
o tamanho de um determinado campo.
Salvei uma planilha gerado em Excel como TXT no UNIX.

No campo 5 (field), tenho o endereço, e neste campo preciso fixar com
tamanho de 43 posições.

O único jeito que consegui foi com o seguinte comando:

for REG in `cat ocb.txt`
  do
     LINHA3=`echo ${REG} |cut -f5 | cut -c1-43`
done

Com o comando   LINHA3=`echo ${REG} |cut -f5 | awk ´{ printf "%-43s",$0 }´
eu não obtive o resultado desejado.

Gostaria de saber se não tem um outro jeito de resumir este comando.

Valeu!
Luiz Roberto

   "As informações contidas nesse e-mail e documentos anexos são dirigidas
exclusivamente ao(s) destinatário(s) acima  indicados,  podendo ser
confidenciais, particulares ou privilegiadas. Qualquer tipo de utilização
dessas informações  por pessoas não autorizadas está sujeito às penalidades
legais. Caso você tenha recebido esse e-mail por engano,  por favor envie
uma mensagem ao remetente, deletando-o em seguida. A Editora Globo S/A não é
responsável pelo conteúdo  e/ou veracidade das informações constantes deste
e-mail."