Re:_[shell-script]_arquivo_de_fun��es:Conclus�o

From: moysespr
Subject: Re:_[shell-script]_arquivo_de_funções:Conclusão
Date: Tue, 27 Jan 2004 18:56:08 -0800 (PST)

Fala incansável Felipe, sempre passando informações. Obrigado!

> único 'banco de funções' não é interessante, não acho prático. Já o modo

Um único, por enquanto. Na verdade elas deverão ser arquivadas por ramo de
aplicação. Por exemplo todas as funções passadas, na minha idéia, estão
satisfatóriamente agrupadas, exceto a função hc. Ela não faz nada no sistema,
serve apenas para a pessoa ajustar seu relógio de pulso ou ver como anda a
precisão da hora no seu SO. Claro que modificada poderia ajustar o relógio do
sistema ou fazer um log do desvio (drift) do relogio CMOS/SYS ao longo do
tempo.

A hc fará companhia a rotinas de interação semelhantes como, serviço 102, CEPs,
Clima, Preço de gasolina, programação de cinema/TV, etc. Isso ocorrerá,
naturalmente, em algum momento. Ela é a primeira da lista porque é a mais nova.
Faço isso para agilizar correções pois, quando abro o arquivo para edição a
mais recente já está na tela.

Poderia haver bibliotecas para segurança, contabilidade, atualização de
software, aviso de novas versões, etc.

>       Eu não sei se tu já chegou a ver as funções 'autoload', mas elas

Realmente não senti falta disso ainda. No momento, até prefiro saber onde estão
as funções e, quando esquecido do comportamento de uma que estou prestes a
reusar, até carregá-la na console para experimentar como responde e confirmar
que a programação em edição está ok, diminuindo surpresas e retoques no novo
script.

> procurar no `examples/' da distribuição da bash, vai encontrar pelo menos
> duas implementações em shell da ksh-like 'autoload', duas do próprio atual
> mantenedor da shell e mais uma (muito) interessante. E não é raro ver mais

Olhei rapidamente! Interessante, preciso olhar com calma. É incrível como vendo
coisas, que no momento não estamos precisando, se vêm detalhes e técnicas
aplicáveis em situações/finalidades totalmeente diferentes das mostradas.

[off-topic] pessoal:
Conhece um aplicativo windows e quer saber se há algo equivalente para o linux?
Ou ao contrário? Vejam que link interessante cruzou meu caminho agora há pouco:
http://linuxshop.ru/linuxbegin/win-lin-soft-en/table.shtml

até +