Re: [shell-script] arquivo de funções:Conclusão

From: Felipe Kellermann
Subject: Re: [shell-script] arquivo de funções:Conclusão
Date: Tue, 27 Jan 2004 03:12:52 -0200 (BRST)

On Mon, 26 Jan 2004 6:20pm  -0800, moysespr wrote:

> testando a resposta do bash. Juntei tudo isso e apliquei no meu arquivo de
> funções. Está dessa forma já faz algumas semanas e nem penso mais nele, porque
> considerei a solução atual satisfatória, ao contrário do início quando estava

        Ae Moyses,
        Lembro das idéias. Então este era o mistério! Brincando... :-)

> Por enquanto só tenho um arquivo exclusivo de funções que chamei de "funcs" e,
> claro, fica lá no /sh. Vejam que para garantir que ele seja usado corretamente
> não está executável, pois deve ser executado no próprio shell que o chama:

        Muito legal a tua idéia. Mas em minha opinião a idéia de usar um
único 'banco de funções' não é interessante, não acho prático. Já o modo
em que tu implementou é interessante: Não carregando todas elas, mas só
carregando temporariamente quando (e se) for necessário.

        Eu não sei se tu já chegou a ver as funções 'autoload', mas elas
fazem justamente isto: Se uma função é chamada e ainda não foi carregada,
ela é carregada. A ksh foi quem implementou as funções 'indefinidas', ou
as funções 'autoload'. E também a zsh, junto com o módulo zcompile, tem
uma implementação muito interessante das funções 'indefinidas'.

        A bash, e parece que é aqui que tu tá querendo fazer, não tem uma
implementação de 'autoload'. E obviamente é por uma questão de filosofia,
já que é uma feature indiscutivelmente útil. E justamente por isto, se tu
procurar no `examples/' da distribuição da bash, vai encontrar pelo menos
duas implementações em shell da ksh-like 'autoload', duas do próprio atual
mantenedor da shell e mais uma (muito) interessante. E não é raro ver mais
algumas implementações igualmente interessantes (como essa tua) em algumas
discussões ou boletins como o UGU e outros.

        Mesmo assim, muito legais as idéias.
        Até mais,

--
Felipe Kellermann