Re: [shell-script] zzhora (era: arquivo de fun��es:Conclus�o)

From: Aurelio Marinho Jargas
Subject: Re: [shell-script] zzhora (era: arquivo de funções:Conclusão)
Date: Wed, 28 Jan 2004 14:59:51 -0300 (ART)

ae moyses,

 --- moysespr <address@hidden> escreveu:
> A hc fará companhia a rotinas de interação semelhantes como,
> serviço 102, CEPs, Clima, Preço de gasolina, programação de
> cinema/TV, etc. Isso ocorrerá, naturalmente, em algum momento.

eu e o thobias mantemos um arquivo de funções semelhante,
as funções ZZ (http://aurelio.net/zz), que já somam 55 e
têm utilidades diversas (inclusive programação de tv e CEP).

seria legal se pudéssemos unir esforços para ter uma coletânea
completa. sua ajuda será muito bem-vinda!

já que estou aqui, tem release novo das ZZ hoje. a novidade que
queria compartilhar com a lista é a zzhora, que serve para
fazer cálculos com horários.

todos que já precisaram fazer isso sabem como é chatinho de
lidar, e apesar do comando date facilitar muito a vida, ele
não faz tudo.

bem, a zzhora só usa o date para saber a hora atual, fora isso,
todos os cálculos são feitos usando comandos do próprio bash.

vejam as possibilidades:

# zzhora agora               # que horas são?
15:51 (0d 15h 51m)

# zzhora 8:30 + 17:25        # preciso somar duas horas!
25:55 (1d 1h 55m)

# zzhora 18:00 - agora       # quando falta para ir embora?
02:09 (0d 2h 9m)

# zzhora -12:00 + -5:00      # horas negativas
-17:00 (0d 17h 0m)

# zzhora 10000                # quanto é 10.000 minutos?
166:40 (6d 22h 40m)

# zzhora -r 5:30 - 8:00      # que horas ir dormir pra acordar às 5:30?
21:30 (ontem)

# zzhora -r agora + 27:00    # e daqui 27 horas, será quando?
18:53 (amanhã)

baixe as funções ZZ de http://aurelio.net/zz

falou

=====
--
Aurelio Marinho Jargas - De volta para Curitiba & Conectiva
RAC! RAC! RAC! http://aurelio.net/rac

Yahoo! GeoCities: a maneira mais fácil de criar seu web site grátis!
http://br.geocities.yahoo.com/