Re: [shell-script] Pergunta sobre shell...

From: moysespr
Subject: Re: [shell-script] Pergunta sobre shell...
Date: Wed, 28 Jan 2004 19:30:35 -0800 (PST)

Há muitas formas de fazer o que você quer. Eis uma opção:

--- Giancarlo Razzolini <address@hidden> wrote:
> script que, dado um diretório qualquer, ele entrasse nesse diretório e
> fosse apagando arquivos conforme eu indicasse. Mas tem um problema. Este
> diretório contém diversos sub-diretórios. Eu precisava que o script
> entrasse em cada um desses sub-dirs e apagasse os arquivos também. Eu
> quebrei a cabeça e não consegui resolver este problema.

Se eu entendi, este simples comando deve resolver:
rm -Ri seudir
com o -R ele vai descendo em cada sub diretório de "seudir"
com o -i o rm fica interativo, perguntando tudo para você, assim:
descend into directory ...? é para entrar no diretório ...?     y/n
remove file  ... ?  y/n
Se o subdiretório onde está atuando ficar vazio, ainda vai te perguntar:
remove directory x/y/z ?   y/n
E assim vai indo. Se houver muito conteúdo nesse "seudir", haja ...

> Outra problema,
> que eu já quase consegui, mas sempre dava errado, era que eu preciso de
> um script que entrasse num dir e pegasse todos os arquivos dentro dele e
> colocasse no nome dos arquivos, no inicio deles, o nome do diretório...
> ou seja, se eu tenho um dir joão, queria que o script entrasse nesse dir
> e colocasse joão na frente do nome de todos os arquivos.

Aqui acho que cabe um script:
-----
ls $1/*|while read A;do
 echo mv $A $1/${A%/*}.${A#*/}
done
----
Se você chamar o script de sc, deve usá-lo assim:
sc joao
Como está, "joao" não pode ter subdiretórios. Tem um '.' separador no nome
final, se não quise é só tirar.

Espero que seja isso o desejado.