Re: [shell-script] Gravação de CDs

From: Ronei Augustin
Subject: Re: [shell-script] Gravação de CDs
Date: Tue, 20 Apr 2004 10:03:50 -0300

  Valeu Fernando ...
  Resolveu meu problema ...
  ----- Original Message -----
  From: Fernando França
  To: address@hidden
  Sent: Monday, April 19, 2004 5:18 PM

    Ola lista,

    Ronei, acho que o split pode te ajudar... eu faco isso sempre, gero arquivos
  de backup (.tar.gz) com o split que separa em varios arquivos de 700mb.

    Esse texto foi tirado de um mini how to escrito por mim. Espero que possa
  ajudar.
    (www.endless.com.br/~fernando/linux.php)

    Tar e split. Gerando backups e dividindo-os.

  Podemos gerar backups de um grande conteúdo, dividindo-os em vários volumes e
  com o tamanho desejado.

  Por exemplo, desejamos executar o backup do /home, que somado, possui cerca de
  dois gigas:

  $ tar cv /home/ | split -b 650m - prefixo_do_arquivo_dividido.tar.

  E para restaurar esse mesmo backup gerado:

  $ cat prefixo_do_arquivo_dividido.tar.* > novo_arquivo_inteiro.tar
  $ tar xvf novo_arquivo_inteiro.tar

  Note que esse processo irá gerar quantos arquivos forem necessários com o
  tamanho de 650 megas até completar o tamanho total do diretório. O mesmo não
  está compactado, pois só usamos o tar e para restaurar o backup, pegamos esses
  arquivos, juntando-os com o cat para em seguida extrair. Porém, podem existir
  variações:

  $ tar cz /dir/ | split -b 500m - backup_compactado.tar.gz.

  Geramos um backup com prefixo de backup_compactado.tar.gz, os arquivos terão
  no máximo 500 megas e estão compactados. Para restaurar e em seguida
descompactar:

  $ cat backup_compactado.tar.gz.* > backup_compactado_restaurado.tar.gz
  $ tar xzvf backup_compactado_restaurado.tar.gz

  --
  --==--==--===--===--==---==---==--
    Fernando França
    Linux Sys Admin