RES: [shell-script] Funcao

From: Julio Cezar Neves - DATAPREVRJ
Subject: RES: [shell-script] Funcao
Date: Thu, 23 Sep 2004 10:23:24 -0300

Fala Marcos,
seguinte: o shell e uma linguagem que interpreta direto o codigo fonte,
entao como esta interpretacao e feita de cima para baixo e da esquerda para
a direita, para fazer o que eu acho que vc esta pretendendo, e necessario
declarar a variavel antes da funcao. Desta forma ela passa a ser global
(vista por todo o script). Um bom programa fica assim:

+---------------------------------+
| Declaracao de variaveis globais |
+---------------------------------+
| Decl. de var. locais a funcao   |
|        corpo da funcao          |
+---------------------------------+
| Decl. de var. locais ao prog.   |
|      Corpo do programa          |
+---------------------------------+

Entao, se o que vc quer e o que estou pensando, basta fazer assim:

#!/bin/sh
#
WDATA=
function pegadata(){
WDATA=$(date)
}
#
pegadata()
echo "teste com parametro
aqui quero imprimir a data
$WDATA fim"

[ ]s,
Julio Cezar Neves
- Gerente do Programa de Software Livre -
Tel:+55 21 2528-7070 / +55 21 8112-9988
Fax: +55 21 2528-7646