Problema Script para Adicionar Usuários

From: André Luiz
Subject: Problema Script para Adicionar Usuários
Date: Thu, 23 Sep 2004 13:35:21 -0300

Amigos da lista boa tarde a todos vcs!

Seguinte galera, acho que essa eh uma dúvida bem básica porém eu não entendo
muito de shell e está si tornando uma dúvida meio chata heheh
To fazendo um script para facilitar o cadastro de usuários... Fiz assim:

echo -n "Nome de Usuario: "
read username
verusuario=`cat /etc/passwd |cut -d: -f1 | grep "$username"`
if [ $username = $verusuario ]; then
        echo "Este usuario ja existe no sistema, processo abortado!"
        exit 0
else
.... prossegue o script

o que tah acontecendo é o seguinte... qdo o usuario ainda não existe no
sistema, o valor é em branco... e aí que dah o seguinte problema:

[: =: argument expected

Olha os exemplos... qdo ele acha o usuario:

[ alfa/andre ]# sh -x cria_usuario.sh
+ echo -n Nome de Usuario:
Nome de Usuario: + read username
andre
+ cat+ cut+ grep /etc/passwd -d: andre
 -f1

+ verusuario=andre
+ [ andre = andre ]
+ echo Este usuario ja existe no sistema, processo abortado!
Este usuario ja existe no sistema, processo abortado!
+ exit 0

agora olha o que acontece qdo o usuario naum existe:

[ alfa/andre ]# sh -x cria_usuario.sh
+ echo -n Nome de Usuario:
Nome de Usuario: + read username
luiz
+ cat+ cut+ grep /etc/passwd -d: luiz
 -f1

+ verusuario=
+ [ luiz = ]
[: =: argument expected

Entenderam? pois é e esse errinho aí tah me chateando... algum amigo da lista
poderia me ajudar a "consertar" isso?

Obrigado a todos... tenham uma excelente tarde

André Luiz