Re: Criptografia rm script

From: lferreir1
Subject: Re: Criptografia rm script
Date: Tue, 11 Jan 2005 16:21:55 -0000

Olá Igor,
A sua dúvida é para a maioria da lista uma mão na roda.
Eu fiz uma salada de frutas aqui na empresa que deu "meio" certo.
Somente um mais experto consegue a senha criptografada.
Às vezes preciso dar manutenção nestes scripts e até eu me enrolo um
pouco.. hehe.

Bom, o que fiz foi o seguinte:
1) No arquivo .profile eu exportei uma linha do tipo
TPYRC_NLS="crypt XYZ"
Esta variável se parece com alguma variável do Oracle, portanto
crie uma variável que confunda os fuçadores
2) Crie um arquivo no seu diretório criptografado. Eu utilizei o
prório crypt. ´Neste arquivo ve insere o login e senha.
No meu caso eu criei para conectar-me ao banco, entçao criei uma
linha assim:
connect fulano/meleca@prod1
Agora vamos criptografar:
crypt XYZ < arquivo_senha > whoami.sql
Pronto! Foi criado um arquivo criptgrafado.

3) Agora é que entra a salada de frutas.
Nos scripts, tente colocar a variável meio bagunçadas nas entre
linhas.
O que eu fiz nos meus:
Nas variável conhecidas, como DATE, etc, coloquei ; na sequencia das
definições colocando o PATH de onde está o arquivo criptografado:
Ex.:
_A3=`cut -f7 -d: ${SCRIPTS}/passwd1`;SCR="/u00/tmp/";......

Ah!, não esqueça de colocar o start do .profile no script, para poder
carregar as variáveis ambientais do seu login ( ou oracle )

 Antes do sqlplus ( exemplo para esta finalidade ), criamos um
arquivo temporário

${TPYRC_NLS}<${SCR}who_ora.sql>/tmp/$$scr90Y.sql

E na chamada do sqlplus colocamos:
sqlplus -s /NOLOG @/tmp/"$$scr90Y" << %EOF
%EOF
rm >/tmp/$$scr90Y.sql

Pelo menos consegui fazer uma bela salada aqui.
Como sou o único fuçador aqui, até agora ninguém descobriu a senha.

Qualquer dúvida, é só falar.

Abraços,
Luiz

--- Em address@hidden, Fábio Batista
<fabio.david.batista@g...> escreveu
> [...]
> terá acesso de root à máquina, bastará proteger o arquivo da senha
de
> leituras externas (dar permissão 400, por ex.).
>
> 3. Se outros usuários precisarão rodar o script, uma combinação de
> SUDO com o item 2 pode resolver o problema. SETUID também pode
> resolver - mas foge dos meus conhecimentos.
>
> 4. Alguns programas que necessitam de senha permitem métodos
> alternativos de entrada de senha. Alguns vem até com utilitários
para
> criptografia. Outros permitem que a senha seja passada como um
HASH -