Usuario e Senha em um arquivo especifico

From: carcajulogan
Subject: Usuario e Senha em um arquivo especifico
Date: Tue, 23 Aug 2005 17:04:32 -0000

ola pessoal, minha primeira vez na lista e tenho uma duvida:
to criando um programinha em shell-script, e gostaria que ele pedisse
usuario e senha para dar acesso ao programa, como eu faço pra ele
pedir usuario e senha, e ainda verificar se esse usuario e a senha sao
autenticas, algo do tipo login, se alguem puder me ajudar eu
agradeceria muito.

abração
everton

(obs.: as senhas devem ser shadow, nao podem aparecer no pedido de
senha...)