Re: [shell-script] Bit suid

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Bit suid
Date: Sat, 25 Mar 2006 13:17:51 -0300

Opa

O bit SUID (Set UID) pode ser aplicado somente para arquivos
executáveis, para que eles rodem com as permissões do seu dono, e não
com as permissões do usuário que o executou. Dessa forma, suponha um
executável que tenha sido *criado* pelo usuário *root* com o bit SUID
ligado. Então, se o usuário *maichel* executar esse arquivo, ele
rodará como se fosse o root que o estivesse executando.

Ou seja, vc pode estar fazendo tudo certo, mas o dono do script tem
que ser o root para que o script funcione como vc gostaria. Tome
cuidado com estar parte, ja experimentou fazer um `sudo` ?

sudo mount /blablabla /blabla

Pode ter um efeito melhor ;-)

--
Tiago B Peczenyj