Re: [shell-script] Bit suid

From: Reinaldo Carvalho
Subject: Re: [shell-script] Bit suid
Date: Sat, 25 Mar 2006 14:03:12 -0300

Oi tiago!

no passado distante ja tinha feito uns testes com Set Uid com shell,
mas sem sucesso.

[OT] Quando fazemos programas em C/C++, além do programa estar como o
dono o root, e estar com Set Bit ativado, o programa deve usar um
função própria para virar outro usuário, não basta apenas executár um
programa com setuid ativado.

Assim como no shell:
============================
local@saori:~$ ls -l tt.sh
-rwsrwxrwx    1 root     local          25 Mar 25 13:53 tt.sh
local@saori:~$ cat tt.sh
#!/bin/bash

touch /xxxx
local@saori:~$ ./tt.sh
touch: creating `/xxxx': Permissão negada

Obviamente não funciona, pois o bash teria que implementar uma função
interna "setuid(user);" para mudança de UID. A questão do Set Uid é
justamente permitir programas há terem acesso a função de mudança de
UID, e não permitir execução direta do script com permissões do dono.

[]s

--
Reinaldo Carvalho
Debian Sarge 3.1 - Linux User: #238310