Re: [shell-script] Re: Logando Atividades no Shell

From: Reinaldo Carvalho
Subject: Re: [shell-script] Re: Logando Atividades no Shell
Date: Mon, 3 Apr 2006 15:32:06 -0300

Essa eh uma questao muito delicada.

1) O próprio comando "script" pode ser finalizado pelo usuário.

2) E por mais que impessamos que o usuário modifique a variavel
HISTFILE. Ainda temos que impedir que o usuário possa apagar o arquivo
de history (chattr +a)

A file with the `a' attribute set can only be open in append mode for
writing.  Only the superuser or  a  process possessing the
CAP_LINUX_IMMUTABLE capability can set or clear this attribute.

Ainda temos um problema que ocorre ao abrirmos 2 sessões de SSH ao
mesmo tempo, onde somente quando ocorre o logout da última sessão, o
history é gravado somente com a última sessão.

Acho que melhor saida é fazer um patch para o código do interpretador
(bash, etc...) para que o log seja armazenado diretamente pelo bash,
sem a influência de fatores que possam impedir esse log.

Um outro problema é que o bash só grava o history no logout da sessão,
teriamos que fazê-lo gravar "on-line", ou seja, em tempo de execução.
Um outro problema ocasionado por isso, é que caso uma sessão do SSH
seja encerra com erro, seja por timeout, o history também não é
gravado.

On 4/3/06, oteb_04 <address@hidden> wrote:

>  Olá
>
>  Esse assunto apareceu dias atrás na lista debian-user. Além
> da variável já citada, existem outras que também podem ser
> usadas para definir nome, tamanho, etc.
>
>  Quanto ao usuário poder apagar o arquivo, o uso dos atributos,
> hard link, setar as variáveis read-only, não dão uma boa "amarrada"?
> Pelo menos para um usuário pouco curioso pelo assunto?
>

>  []
>  hpfn
>
> obs:
>
>  - as variáveis

> [...]