Ajuda no script para firewall (iptables)

From: Rafael Tomelin
Subject: Ajuda no script para firewall (iptables)
Date: Wed, 2 Aug 2006 22:32:34 -0300

Olá pessoal,

Gostaria de uma ajuda de todos, quero fazer o seguinte script.
Ao executar o script, ele já me pergunta o seguite:

1º) o tipo da tabela (filter ou nat)
2º)Se for NAT pergunta se é (prerouting ou postrouting) o mesmo para FILTER
(input, output ou forward).
3º) No caso se for FILTER>INPUT, pergunta se é -s (origem) ou -i(entrada), ñ
tendo a opção de -d (destination) e assim para NAT.

e assim por diante.

Alguem poderia me ajudar?