programação shell

From: pablojfreitas
Subject: programação shell
Date: Fri, 08 Sep 2006 19:22:35 -0000

Pessoal, tô iniciando agora em programação e em programação shell, aki
no trab do meu pai o pessoal tá pedindo uma tarefa e quer q eu
resolva, so q eu estou esbarrando em um detalhe dessa programação. O
programa eh d ping. tenho q dar ping na nossa rede.
O progama está pingando bunitinho. só q na hora do resultado, ele naum
está saindo como esperado. Eu sei q eh na parte do if. eu to com
duvida nessa parte.
ex.: if [ dado_da_respota_ping ] then
         faça isso
     else
          faça akilo
     fi

eu to com duvida no 'dado_da_respota_ping', lembrando q eu quero saber
se o ping teve errors. se teve erros naum faz nada, se naum teve erros
imprima.
q comando devo usar pra saber se o ping teve erros?