Startar processo do shell em uma página PHP.

From: Anali
Subject: Startar processo do shell em uma página PHP.
Date: Wed, 25 Oct 2006 16:37:02 -0000

Olá gente, será que alguém pode me dar um help???

Estou desenvolvendo alguns scripts em shell e terei que startar estes
scripts via PHP, ou seja, via web. Preciso saber como fazer isso pois
está complicado descobrir. Será que alguém teria uma idéia????
O PHP tem uma função só que funciona apenas se for comando,
exemplo......

"service httpd start"     -        iniciar servidor web no linux.

Perciso conseguir iniciar um arquivo de script,
tipo......"script.sh",
e por sua vez, mostrar na página o que ta acontecendo.
Exemplo:

Vamos supor que eu tenha uma listinha de serviços e habilito na
caixinha qual desses serviços desejo e um botão para iniciar e outro
para parar o serviço, tudo isso chamando um arquivo de script.sh .

Veja um script que fiz de exemplo para ter uma idéia:

#!/bin/bash

echo "Digite o usuário a ser apagado !"
read USUARIO

userdel $USUARIO
\\remove usuario a seguir remove seu diretório e todo seu conteúdo
rm -fr /home/$USUARIO

echo ""
echo "O usuario $USUARIO foi apagado do sistema"

Se alguém puder me ajudar ficarei muito agradecida e logicamente
feliz. :)

Grata desde ja,
Anali.