Ajuda em shell-script

From: Juliano Messias Fagundes
Subject: Ajuda em shell-script
Date: Sat, 11 Nov 2006 19:46:19 -0000

Ola Pessoal!

Tenh 5 exercicios pra fazer alguém poderia me ajudar nesses 5
exercícios pelos mensos dar um dia pois nao tenho ideia nem de onde
começar

11/11/2006 11:41
Ajuda
Algúem poderia me ajudar nesses 5 exercicios pois nao conheco
shell-script muito bem e tenho q entregar na terça feira

1. Escreva um script chamado clean para limpar seu diretório $HOME,
removendo todos os arquivos com extensão "bak" ou "~"

que não tenham sido acessados há pelo menos 3 dias. Dica: use os
comandos find e rm e a avaliação por aspas inversas.

2. Crie uma pasta chama "Lixeira" na sua HOME, então escreva um
conjunto de scripts para gerenciar o apagamento de

arquivos. O script deleta1.sh deve mover os arquivos passados como
parâmetros para um diretório lixeira; o script undeleta.sh

deve mover arquivos da lixeira para o diretório corrente e o script
lsdeletada.sh deve listar o conteúdo da lixeira. O

diretório lixeira deve ser definido através da variável de ambiente
$LIXEIRA.

4. Funda os scripts do exercício anterior em um só script deleta.sh.
Como fazer para que o script saiba qual a operação

desejada quando ele for chamado, sem precisar informá-lo via parâmetros ?

5. Escreva um script para verificar quais hosts de sua rede IP estão
ativos. Para testar se um host está ativo, use o

comando ping. A rede deve ser lida do arquivo de configuração
(/etc/sysconfig/network-scritps/ifcfg-eth0). Deve ser testada a

acessibilidade dos hosts de x.y.z.1 a x.y.z.254.