Re: [shell-script] Script que monitore processos

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] Script que monitore processos
Date: Sat, 25 Nov 2006 11:42:50 -0200

Ola

vc quer fazer um 'ps aux' ou 'top' regularmente, ok isso não é dificil tens
que fazer um laço do tipo while 'infinito'.

while : ;do
  # comandos
done

agora, é possivel (e saudável até) que algum processo possa consumir mais de
70% da sua CPU momentaneamente. Terminar com o processo de forma tão radical
até pode ser prejudicial ao seu sistema.

Estude os comandos nice e renice -- quando um processo é criado ele tem um
numero de 'nice', isto é, um identificador do quão "legal" é um processo.
Quanto maior o nice, mais o processo vai ser 'legal' com os outros processos
e vai usar 70% ou mais apenas se todos os outros processos deixarem. Se
algum processo mais prioritario (como um servidor http) precisar de tempo na
CPU é só este processo ter um número nice menor para que o sistema trabalhe
no sentido de dar mais tempo e prioridade à este processo.

Vc pode sim matar processos que fiquem defunct ou zombies, e se não me
engano estes são meio xaropes de matar também.

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772

# cd /pub