Re: [shell-script] Formatar com sistema fat32

From: Berdam
Subject: Re: [shell-script] Formatar com sistema fat32
Date: Mon, 29 Jan 2007 14:36:55 -0200

Tiago, analisando esta resposta eu me pergunto, transformando um hd inteiro com linux em uma imagem iso é possível realizar a instalação deste cd em outra máquina???

Tiago Barcellos Peczenyj escreveu:

Berdam,

Respondendo dentro do escopo da lista, imagino que vc usou o comando
dd - este comando é algo que ainda vou dominar, porem pelo que
percebi, vc copiou bytes do arquivo /dev/zero para o /dev/sda , o
/dev/zero é um arquivo especial, ele prove caracteres ascii Null
(0x00) e é util para sobreescrever informações para garantir que não
serão recuperadas ou lidas novamente. da mesma forma existe o
/dev/null - que fornece apenas um EOF.

Por exemplo quer criar um arquivo grande, porem 'sem conteudo':

dd if=/dev/zero of=foobar count=100 bs=100

cria um arquivo de 9.8Kb contendo somente caracteres 0x00

dd if=/dev/null of=foobar #count=100 bs=100

assim o tamanho do arquivo vai pra '0'

Com dd é simples de criar uma imagem ISO

dd if=/dev/cdrom of=/tmp/image.iso

Outra função do dd interessante: converter de EBCDIC para ASCII e vice-versa

Dê uma olhada na sessão exemplos (e anti-exemplos!!!) :
http://en.wikipedia.org/wiki/Dd_ <http://en.wikipedia.org/wiki/Dd_>(Unix)

> Este comando não cria um sistemas de arquivo no dispositivo

Não, de uma olhada nos comandos fdisk e no mkfs e mkfs.msdos

[]´s Tiago

--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772