Re: Formatar com sistema fat32

From: oandarilho01
Subject: Re: Formatar com sistema fat32
Date: Tue, 30 Jan 2007 11:09:42 -0000

Berdam, é preciso que saibas, que o dd é uma ferrameta de cópia BIT a
BIT do sistema. Portanto, usar o dd para fazer uma cópia do sistema
não é de forma alguma inteligente. Por dois motivos:
1) gerar imagem com o sistema rodando é terrivelmente disfuncional,
pois nessa operação bit-a-bit, seriam copiados alguns arquivos do
sistema enquanto são escrevidos, e isso te daria um sistema cheio de
erros como resultado.

2) por ser uma cópia bit-a-bit, a imagem final gerada pelo dd é uma
cópia INCLUSIVE do espaço VAZIO da partição, aumentando
desnecessariamente a massa de dados. Ou seja: NÃO UTILIZE,
DEFINITIVAMENTE, O DD PARA BACKUP DE SISTEMAS!!
Uma forma muito, incomparavelmente melhor de fazer essa tua
proposição, de "copiar um hd para instalação em outro lugar" é copiar
o sistema funcional usando o bom e velho TAR, gerando um arquivo
tar.gz ou tar.bz2 apenas com o que é necessário. Assim, bastará
desempacotar/descompactar este arquivo em um hd previamente preparado,
e o sistema estará funcionando perfeitamente, bastando copiar com
cautela alguns diretórios do sistema.

Por exemplo:
# cd /
# tar czf backup.tar.gz / --exclude=/backup.tar.gz --exclude=/proc/*
--exclude=/tmp/*

Eis o que eu te falei de copiar arquivos enquanto estariam sendo
escritos: Perceba que esta linha de comando, inclui o diretório PROC,
mas sem pegar nada de seu conteúdo, pois tudo ali é utilizado em tempo
de execução pelo sistema. Usar assim, desta forma, fará existir o
diretório /proc no teu backup, pois ele deve existir para que o kernel
monte nele o que for necessário. A mesma coisa vale para o diretório TMP

Daí, basta descompactar esse tar.gz no novo hd, e se for o caso de
usar o LILO, reinstalar o lilo.
# lilo

Tranquilo?

--- Em address@hidden, "Tiago (aka gar0t0)"