Re: [shell-script] php + schell script

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Re: [shell-script] php + schell script
Date: Wed, 31 Jan 2007 13:51:41 -0200

Flavio, vamos com *muita* calma por favor... acho q vc não gostaria q
ninguem se dirigisse a vc dessa forma, logo...

Alysson, experimente fazer isto depois do useradd

# linha q tem o useradd
ERROR=$?
case "${ERROR}" in
0) echo "    success " ;;
1) echo "    can't update password file " ;;
2) echo "    invalid command syntax " ;;
3) echo "    invalid argument to option " ;;
4) echo "    UID already in use (and no -o) " ;;
6) echo "    specified group doesn't exist " ;;
9) echo "    username already in use " ;;
10) echo "    can't update group file " ;;
12) echo "    can't create home directory " ;;
13) echo "    can't create mail spool " ;;
*) echo "   unknow error ${ERROR}" ;;
esac

e fique atento as mensagens que o seu script retorna. seria muito bom
que vc postasse as mensagens de erro. scripts para esta finalidade
precisam de muito cuidado pois muitas coisas podem acontecer, precisa
ter um pouco de paciência e vontade de investigar ;-)

por exemplo, esta lista de erros foi gerada com um SED a partir do man
do useradd, depois tive q consultar o man do chpasswd pra poder te
orientar. por fim tente fazer alguns

echo "passei por aqui"
echo "variavel X = $X"
etc

pra vc se ambientar. uma coisa interessante de fazer é usar um if + um
teste para ver se as variaveis tem alguma informação válida ou não. ai
cabe a vc pesquisar também né?