Qual o FOR mais rápido

From: Amador Pahim
Subject: Qual o FOR mais rápido
Date: Sat, 14 Apr 2007 01:09:26 -0000

Estava eu aqui fazendo meus .sh, e me deparei com uma dúvida: Qual é a
forma mais rápida de execução do comando FOR. Cheguei a tais resultados:

Script teste01.sh:
####################
for ((i=1; i<=99999; i++))
do
if [ $i == 99999 ]
then
echo Executando ultimo laço
fi
done
####################

root@GerRedes:~# time ./teste01.sh
Executando ultimo laço

real    0m4.037s
user    0m3.604s
sys     0m0.172s

Script teste02.sh:
####################
for i in $(seq 99999)
[...]

root@GerRedes:~# time ./teste02.sh
Executando ultimo laço

real    0m2.701s
user    0m2.432s
sys     0m0.176s

Esses resultados me deixaram um pouco confuso, pois imaginei que meu
script 01, por utilizar um incremento nativo do FOR fosse ser mais
rápido do que o script 02, que usa uma chamada a um comando externo.
Alguem poderia me ajudar a interpretar melhor esses resultados?