Re: [shell-script] Duvidas em relação ao return code

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Duvidas em relação ao return code
Date: Wed, 4 Jul 2007 16:57:03 -0300

Vc está fazendo uma comparação numérica (-eq) com um literal (rc) e como o
valor numérico do literal é zero, a comparação volta verdadeiro.

Se vc fizesse [ rc = 0 ] voltaria falso pq o sinal de igual é para comparar
strings e por isso, se vc fizer [ 10 - 010 ], voltará diferente pq a
comparação não é numérica e sim como 2 cadeias de caracteres. [10 -eq 010 ]
volta verdadeiro.

Veja isso tudo e muuuuito mais sobre comparações em Bash em
www.julioneves.com<http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/TWikiBar/TWikiBarPapo004>.
:)

Abraços,
Julio
:wq

Em 04/07/07, Leandro Valiengo <address@hidden> escreveu:

>   Estou fazendo seguinte teste usando o return code (rc):
>
> #!/bin/ksh
> rc=0;
> if [ rc -eq 0 ]
> then
> echo "rc é igual a zero"
> else
> echo "rc é diferente de zero"
> fi
>
> Observem que deixei a variavel rc dentro do teste ([ rc -eq 0 ]) sem o $.
> Ou seja, seria para dar erro. No entanto da certo. Por quê?
>
> Vlw

> Novo Yahoo! Cadê? - Experimente uma nova busca.
> [...]

Abraços,
Julio
http://www.julioneves.com - Um livro sobre Bash completo e on-line
:wq