Problemas com a propagação de permissão...

From: Mhayk Whandson
Subject: Problemas com a propagação de permissão...
Date: Wed, 4 Jul 2007 16:02:14 -0400

Boa tarde a todos da lista, estou queimando neurônios com um problema
de SUID..., o problema é algo muito simples mas que está me dando um
séria dor de cabeça, setei o SUID em uma binário que internamente tem
a função de iniciar um "initscript" chamado siav que eu mesmo fiz,
então é nada mais que isso:

execlp("/bin/bash", "/bin/bash", "-p", "/etc/init.d/siav", "start", NULL)

depois de ter apanhado encontrei a opção "-p" que propaga a permissão,
o problema que percebí que se existir uma outra chamado do bash, o
SUID é baixado, e já era os seus poderes, então meus amigos, alguém
tem algum palpite a dar ?

Trace:
[mlima@asterisk ToolManager]$ ls -l toolmanager
-rwsr-xr-x 1 root root 5344 Jul  4 15:48 toolmanager

[mlima@asterisk ToolManager]$ ./toolmanager -i
Iniciando serviços SIAV:                                   [  OK  ]

[mlima@asterisk ToolManager]$ ./toolmanager -s
uid=501(mlima) gid=501(mlima) euid=0(root) grupos=10(wheel),501(mlima)
[mlima@asterisk ToolManager]$

A saída de ok é apenas ilusão, o script não starta! Já testei usando
por exemplo o initscript do apache(httpd),e tenho o mesmo problema, o
http não é "estadado".

Estou perdendo o poder pois a função "deamon" do functions que se
encontra em /etc/init.d/ chama um novo bash que seta ulimit, e como
mencionado acima, os super poderes são removidos pois o -p não está
setado na função "daemon" e não posso mexer afinal seria bagunçar d+
com o ambiente do usuário. Existe algum parãmento que eu possa colocar
no meu initscript algo como "set -x " por exemplo que faça como que os
meus poderes(SUID) se propagem de vez ?

[]'s