shell script

From: Leandro Venturini
Subject: shell script
Date: Mon, 09 Jul 2007 11:52:11 -0300

Oi Lista,

Como eu poderia abrir um arquivo no sheel e modificado, por exemplo,
quero criar um script .sh que modifique a lista de sites bloqueados pelo
squid.

Então preciso abrir um arquivo e modificar ele, mas quero fazer isso
dinamicamente, só chamo o firesquid.sh www.teste.com e ele grava este
valor no arquivo de configuração, é algo bem simples só quero abrir e
gravar valores em um arquivo.

com php eu usaria fopen fclose, em shell como seria ?

Alguma idéia ?

[moderação]
 para adicionar um texto no final de um arquivo, é simples, basta usar o
redirecionamento >>

 echo "estou no fim do arquivo" >> arquivo

 outra forma seria usando o sed

 sed -i.old 'comandos' arquivo

 isso vai gerar um arquivo antigo (arquivo.old) inalterado e o novo sera o
arquivo modificado pelos comandos sed -- ai teria que estuda-los para realizar
o que vc pretende.

[/moderação]