Numeros Primos

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Numeros Primos
Date: Thu, 19 Jul 2007 15:14:46 -0300

Descobri o programa factor, que vem com o coreutils, ele calcula os
fatores de um dado numero.

Aqui um exemplo

$ seq 10 | factor
1: 1
2: 2
3: 3
4: 2 2
5: 5
6: 2 3
7: 7
8: 2 2 2
9: 3 3
10: 2 5

Então, dado um número X, factor encotra os fatores primos desse
numero, no caso do número 6, ele é 2 * 3. Se um número é primo, ele só
tem um fator: ele mesmo.

Baseado nisso elaborei um simples script para mostrar apenas os
números primos de uma dada sequencia.

#!/bin/bash
# Print prime numbers
echo "Show Prime Numbers in \`seq $1 $2 $3\`:"
seq $1 $2 $3 | factor | awk -F \: '$1 == $2{p++; print $1}
END{ print "Total: ",p+0,"prime numbers"}'
exit $?

Agora vem uma dúvida, como eu poderia mostrar o resultado de forma
mais limpa, semelhante ao ls, com o maior número de colunas possíveis
? Eu sei que poderia usar o paste - - - - ... mas dependendo do
tamanho do meu terminal (e dos números) não vai ser uma solução
'otima'.

Alguma sugestão?

[]´s Tiago

--