Parametros posicionais

From: Alexandre Reis
Subject: Parametros posicionais
Date: Mon, 23 Jul 2007 11:50:19 -0300

Prezados,

Estou com a seguinte dúvida, estou escrevendo um script que vai receber três
parametros posicionais.
Mas quando o segundo parametro for omitido pelo executor do script, ele devera
setar um valor default, mantendo a sua posicão como $2, para que os outros
parametros, que não percam o seu valor posicional. Como faço isso ? tentei os "
Quando eu omito o segundo parametro que é opcional . O shell interpreta que o
ORACLE_HOME, fique como segundo $2

Abaixo vou reproduzir um trecho do script

OPER_SOFT="$1"                                 #   Modo de Operacao Openview ou
Nagios
TEMPLATE="$2" || template                   #   Template usado para Openview
ORACLE_HOME="$3"                           #   Oracle Home

if [ "$#" != "3" ]
        then
            help
             exit $STATUS_UNKNOWN