Re: Res: [shell-script] Proteger instalação do HD

From: Leandro Lustosa
Subject: Re: Res: [shell-script] Proteger instalação do HD
Date: Wed, 25 Jul 2007 23:44:39 -0300

Eduardo Amaral Moreira wrote:

> Flavio, valeu sua dica.
>
> O primeiro passo é resolver o problema do código para atender o
> objetivo, ou seja, impedir que o sistema seja bootado em outro hd que
> não for o original.
> Feito isso surgirão outras formas de burlar o sistema, aí me viro
> usando recursos do inittab por exemplo, concordo com vc que é simples
> burlar, mas isso é outra historia. Você e todos nós sabemos que não
> existe sistema seguro 100%.
> Obrigado, mas preciso de um código que verifique o serial do hd, e
> teste essa numeração, algo como:
> [...]

Boa noite,

Este script tem que ser atrelado a uma assinatura de hardware, tipo pode
pegar o netlocalsid da máquina, atrelar ao mac-address no caso de placa
onboard, ou ainda usar valores hexadecimal (smart_values do hd), exemplo:

head -n 1 /proc/ide/hda/smart_values

com esse comando acima tenho o seguinte valor: ( 0010 0f01 6400 0064
0000 0000 0000 0703 ) como só tenho um HD aqui não testei isso com mais
de 1 hd, mas caso o serial não bate vc pode acionar um script de
codificação das pastas/sistema, utilizando por exemplo um software como
o "truecrypt" onde vocë pode deixar seus files/dirs criptografados por
exemplo, é uma idéia a outra seria gerar um contra-chave para reativar o
sistema.

Att,
--