FOR em Shell

From: alisson3at110
Subject: FOR em Shell
Date: Sun, 29 Jul 2007 00:02:13 -0000

Ola pessoal
Estou fazendo um Script, e deparei com uma problema, que fazer um FOR
no Shell, eu tenho um texto de varias linhas, quero obter o valor de
cada linha para compara com outro texto.seria assim

1
2
3
4

for (a=linha 1)
if a = x
then
ação a ser feita
fi

Eu quero que o comando leia linha a linha e o resultado obtido seja
colocado em uma variavel.se o texto tem 10 linhas, ele vai alimentar 10
vezes a variavel "A", e compara a variavel "A" 10 vezes com a
variavel "B".

Como eu faço isso em Shell Script ???
Alex