matriz em shell

From: Pedro Pardini
Subject: matriz em shell
Date: Tue, 28 Aug 2007 13:44:56 -0300

Oi, pessoal!

Eu tenho uma pasta onde são arquivadas as fotos *.jpg do pessoal
cadastrado em meu banco de dados.
Acontece que eu preciso separá-los por categorias de cargos, em pastas
específicas (categoria1, categoria2, categoria3... ... ...)

Cada foto é nomeada assim: "identificador-no-banco-de-dados.jpg" ou seja
1.jpg, 1723.jpg 59.jpg, 721.jpg ...

O início do script está fácil - tanto faz por cut ou sed, obtenho em uma
variável, uma lista de todos os identificadores sem o ".jpg" mais ou
menos assim:
fotos=$(ls *.jpg | cut -d. -f1)      ou
fotos=$(ls *.jpg | sed 's/.jpg//g')

Aí minha variável $fotos é uma matriz com um conteúdo mais ou menos
assim:
echo $fotos

16 1 21 26 2 30 3 40 46 48 5 63 64 66 67 6 73 79 83 84 99

O problema é justamente como tratar cada item isoladamente, para poder
então obter o resultado do banco de dados e mover a foto para a pasta
correspondente.

Valeu!!!