comando su com recebendo como entrada a saída de outro comando

From: Leandro Santiago
Subject: comando su com recebendo como entrada a saída de outro comando
Date: Fri, 19 Oct 2007 15:35:35 -0300

Olá a todos.
Por acaso alguém aí saberia me dizer se há um jeito de fazer comandos como o
su, acesso remoto via ssh, etc. receberem como entrada - a senha em questão
- a saída de outro comando?
Pelas minhas tentativas, isso deve ser impossível, até porque seria uma
falha de segurança. Mas, como a chance de eu estar errado é enorme, peço
ajuda à lista. ;-)

Já tentei de várias formas:
$ echo 123456 | su -c comando

Com o comando yes, que funciona em programinhas que exibem um prompt simples
$ su -c comando < <(yes 123456)

$ yes 123456 |  su -c  comando

Mas a saída sempre é a mesma:
su: deve ser executado a partir de um terminal

O problema, antes que surjam sugestões como: usar autenticação por chave
privada (ssh), sudo, etc, é que quero que a ação não precise ser executada
numa linha-de-comando, mas via interface gráfica, por diálogos. Mas quero
que isso seja independente de ambiente (no kde há o kdesu e no gnome o gksu,
que resolvem o problema).

Muito obrigado e valew (se alguém souber a solução envie um exemplo prático
rsrs)