arrays em bash

From: Eduardo Jaime Quiros Batres
Subject: arrays em bash
Date: Thu, 25 Oct 2007 13:18:29 -0200

Pessoal,

estou tentando usar arrays em bash e estou tendo alguns problemas, vejam este
array de 3 elementos:

$ vetor=( indice0 indice1 indice2 )
$ echo $vetor
indice0
$ echo ${vetor[*]}
indice0 indice1 indice2
$ echo ${vetor[@]}
indice0 indice1 indice2
$ echo ${vetor[0]}
indice0
$ echo ${vetor[1]}
indice1
$ echo ${vetor[2]}
indice2
$ echo ${vetor[3]}
 - esta linha imprimiu em branco o que eh correto -

agora o problema:
$ echo ${vetor[${#vetor}-1]}
 - erradamente esta linha eh impressa em branco -
$ echo ${#vetor}
7

o primeiro comando deveria me devolver o último elemento do array
${#vetor} deveria devolver 3, já fiz vários testes e as vezes o índice
devolvido é menor no lugar de maior.

alguém conhece algum bug neste sentido? minha versão de bash:

GNU bash, version 3.1.17(2)-release (i586-mandriva-linux-gnu)
Copyright (C) 2005 Free Software Foundation, Inc.

--
Eduardo Jaime Quiros Batres (address@hidden)