Variaveis Variaveis ${${var}}

From: Tiago Barcellos Peczenyj
Subject: Variaveis Variaveis ${${var}}
Date: Wed, 7 Nov 2007 17:45:00 -0200

Imaginemos duas variaveis:

 A="alguma mensagem"
 B=A

É facil acessar o conteúdo de cada uma delas:

$ echo $A
alguma mensagem

$ echo $B

Agora, e se eu quisesse acessar o valor de uma variavel através do
conteúdo de outra?

 variavel B tem o conteudo A.
 variavel A, por sua vez, tem outro conteudo.

Eu poderia utilizar eval pra conseguir esse comportamento

$ eval echo \$$B
alguma mensagem

ou então utilizar a expansão ${!Variavel}

$ echo ${!B}
alguma mensagem

Funciona no Bash e deveria funcionar o Ksh (ai deveria entrar um tal
de nameref pra ajudar mas não consegui implementar).

fica a dica.
--
Tiago B Peczenyj
Linux User #405772

http://peczenyj.blogspot.com/
"what does not kill us makes us stronger"