[shell-script] Re: Redirecionar erro na tela

From: mop
Subject: [shell-script] Re: Redirecionar erro na tela
Date: Wed, 07 Nov 2007 21:02:55 -0200

Outro dia precisei achar o primeiro canal disponível em uma hierarquia que
defini. Não lembro bem do código, mas lá tinha algo parecido com:

ifconfig|grep -m1 -A1 ^ppp|tail -n1|tr -s ' ' :|cut -d: -f4

que definiria, com porta e ip, uma ação sobre o firewall de um portátil.

Parece que você não quer o ip, nem testar se existe rota ou resolução de
nomes, então acho que poderia simplificar para:

ifconfig|grep -q -m1 ^ppp&&echo está OK >&2

O que acho que não seria legal é chamar novamente o ifconfig em seguida
para pegar algo que poderia ter sido obtido em um único porcesso.
Desculpe se perdi algo na thread, li rapidamente.

Naquilo que fiz talvez tivesse todos esses pipes, pois costumo tratar
variáveis em shell, uma vez que elas chegam a uma única linha. Assim, de
improviso, mandei o ip pelos tubos mesmo. :)

Como li algo sobre saída em stderr também, veja se não quer algo como
ifconfig ^pp 2>/dev/null