Re: [shell-script] Diferença entre sh x source

From: Julio C. Neves
Subject: Re: [shell-script] Diferença entre sh x source
Date: Fri, 16 May 2008 16:24:46 -0300

Fala Eri,
está sumido heiiim? Por onde vc andou esse tempo todo?

Aê Eri, vc deu um bom exemplo mas esquecer de citar a diferença. Eu diria
que não há semelhança alguma, muito pelo contrário, são diametralmente
opostos.

Enquanto o source (ou .) executa o script chamado no mesmo ambiente do seu
shell, o sh obrigatóriamente chama um sub-shell para interpretar o script.

Desta forma, o script chamado por sh só verá as variáveis previamente
exportadas e todo o ambiente gerado pelo script estará perdido tão logo
termine a sua execução.

Alias eu *jamais* uso sh. Prefiro o bom e velho chmod +x script.sh seguido
do ./script.sh.

Abração e vê se agora não some,
Julio
OBS: Acho que não existem 2 Eri, mas se por acaso não for o que conheço,
peço que me desculpe pelo engano.