Re: [shell-script] Procurar Maiusculas

From: Guilherme Gall
Subject: Re: [shell-script] Procurar Maiusculas
Date: Tue, 3 Jun 2008 21:58:59 -0300

Juntando as soluções dos colegas com o recurso de borda, acho que você
consegue uma solução interessante para pesquisar em texto. Exemplo:

$ cat teste
O IBGE bla bla bla bla....
... bla bla bla bla ONU bla bla bla...
Linha sem sigla
O BNDES bla bla
Linha sem sigla
Linha sem sigla
Linha sem sigla
Linha sem sigla
Linha sem sigla
AGua mole em pedra dura tanto bate até que fura

$ cat teste | grep -E "\b[A-Z]{2,}\b"
O IBGE bla bla bla bla....
... bla bla bla bla ONU bla bla bla...
O BNDES bla bla

Perceba que não casou com a última linha, onde existe um erro de
digitação (AGua) que poderia ser considerado uma sigla caso o recurso
de borda não fosse utilizado:

$ cat teste | grep -E "[A-Z]{2,}"
O IBGE bla bla bla bla....
... bla bla bla bla ONU bla bla bla...
O BNDES bla bla
AGua mole em pedra dura tanto bate até que fura

Espero ter ajudado,

Guilherme M Gall